sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

«Igreja e Sociedade Económica» - ´O Ensino Social dos Papas de Leão XIII a Pio XII` - por J-Y Calvez e Jacques Perrin (da «Action Populaire de Paris»)



COM A QUEDA DE ROMA, EM 1870, TOMADA PELAS FORÇAS PATRIÓTICAS DIRIGIDAS POR «GARIBALDI», O CONCÍLIO DO VATICANO  FOI ADIADO 'SINE DIE' E NUNCA RETOMADO!

PIO IX, O PAPA COM O MAIS LONGO PONTIFICADO NA IGREJA ROMANA ( 1846 - 1878 ), APESAR DOS APELOS DO REI E DE CAVOUR PARA REGRESSAR AO «QUIRINAL», APÓS A QUEDA DE ROMA, NÃO ACEITOU A EXTINÃO DOS «ESTADOS PONTIFÍCIOS» E DECLAROU-SE «PRISIONEIRO NO VATICANO», INICIANDO ASSIM A FAMOSA «QUESTÃO ROMANA» QUE TANTOS PROBLEMAS LEVANTOU À IGREJA E AOS CATÓLICOS PATRIOTAS ITALIANOS.

VAI CABER AO SEU SUCESSOR LEÃO XIII A TENTATIVA DE CONVENCER OS CATÓLICOS A VOTAR E A ACEITAR A NOVA SITUAÇÃO REPUBLICANA, ESPECIALMENTE EM FRANÇA!

VÃO SUCEDER-SE NA CÁTEDRA DO PESCADOR, LEÃO XIII, PIO X, BENTO XV, SEM QUE A «QUESTÃO ROMANA» SEJA RESOLVIDA. SERÁ PIO XI QUEM EM 1929 ASSINARÁ OS «ACORDOS DE LATRÃO» QUE LEVAM O ESTADO ITALALIANO A RECONHECER O «ESTADO DO VATICANO» QUE, SENDO O MENOR EM EXTENSÃO, É O ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS EM TODO O MUNDO!

PERANTE AS GRAVES CONSEQUÊNCIAS ORIGINADAS PELO SISTEMA CAPITALISTA À «CLASSE OPERÁRIA», LEÃO XIII PROMULGA A PRIMEIRA ENCÍCLICA SOCIAL EM 1891: A «RERUM NOVARUM»! INICIA -SE ASSIM A «DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA»...











  «IGREJA 
  E SOCIEDADE 
  ECONÓMICA»

O Ensino Social dos Papas 
de Leão XIII a PIO XII 
1878-1958
Tradução:
Jean-Yves Calvez 
e Jacques Perrin 
Tradução: Agostinho Veloso S. J.
Livraria Tavares Martins
PORTO - 1960
Título Original: 
´Église et Société Économique`
Aubier
Paris, 1959
688 páginas



Nota:
´Igreja e Sociedade Económica` é um trabalho de colaboração altamente especializado, não só na redação definitiva, que é assinada pelos nomes prestigiados de J-Y Calvez e J. Perrin S.J., mas também nos estudos prévios em que, durante mais de dois anos se empenhou uma notável equipa de 14 investigadores.

O P.e Calvez era já nosso conhecido, pela sua obra monumental, intitulada «O Pensamento de Karl Marx» que a Livraria Tavares Martins também publicou em 2 vols. A tradução ficou também a cargo de Agostinho Veloso S.J. 












ÍNDICE GERAL

NOTA DO TRADUTOR
NOTA DOS AUTORES
CITAÇÕES E SIGLAS
INTRODUÇÃO



I A IGREJA E AS RELAÇÕES SOCIAIS
II REVELAÇÃO E DIREITO NATURAL 
III A INTERVENÇÃO DA IGREJA E OS SEUS LIMITES
IV OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS PONTIFÍCIOS
V PESSOA E SOCIEDADE
VI A JUSTIÇA
VII CARIDADE E JUSTIÇA
VIII A NECESSIDADE
IX A PROPRIEDADE
X O TRABALHO
XI O CAPITAL
XII TROCA, PREÇO, MERCADO
XIII IA EMPRESA
XIV ECONOMIA NACIONAL - ECONOMIA INTERNACIONAL
XV A ECONOMIA E O ESTADO
XVI OS ANTAGONISMOS SOCIAIS 
XVII A IGREJA E A LUTA DE CLASSES
XVIII SINDICALISMO
XIX O PROJECTO SOCIAL DA IGREJA: COMUNIDADE E RESPONSABILIDADE

Conclusões. -UM MÉTODO DE ANÁLISE

Anexo I
A EXPRESSÃO ´JUSTIÇA SOCIAL`ANTES DA «QUADRAGESIMO ANNO»

Anexo II

IJUSTIÇA SOCIAL, E LEGAL
IIJUSTIÇA LEGAL E JUSTIÇA DISTRIBUTIVA
III AS SOLUÇÔES

CONTROVÉRSIAS POSTERIORES À «QUADRAGESIMO ANNO».



Tem o leitor, nesta obra um valioso instrumento de trabalho, de retificação ideológica e de informação doutrinal, sobre o que havia à data da publicação desta obra, de mais essencial e mais atual no ensino social da Igreja. É um trabalho de conjunto, solidamente construído, metodicamente elaborado, que até então ninguém tinha feito, e era urgente que se fizesse















Sem comentários:

Enviar um comentário