Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Palavra do Cardeal Patriarca (14-09-2009)‏


PALAVRA DO CARDEAL PATRIARCA

O Projecto Igreja Solidária, iniciativa do Patriarcado de Lisboa lançada no passado mês de Abril, está acessível ao público através do domínio www.igrejasolidaria.org.

Através deste site, é possível aceder a todas as informações sobre o Projecto, como pedir ajuda, como ajudar, notícias e também um espaço de partilha onde as Instituições Socio-Caritativas poderão divulgar iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Igreja Solidária.

A iniciativa surgiu no contexto da actual crise, com o objectivo de ajudar organizações promotoras de acção social em Lisboa a encontrar respostas rápidas e sustentáveis de forma coordenada. No entanto, a sua missão ultrapassa a resposta emergente e urgente, uma vez que pretende constituir uma Rede de Apoio Socio-Caritativo que permita interligar Instituições, aproveitar sinergias, partilhar problemas e soluções.

Esta Rede tem agora face visível no site www.igrejasolidaria.org, um site desenvolvido por uma equipa de voluntários da área das tecnologias de informação, financeiros, marketing e comunicação e webdesign em parceria com o Gabinete Coordenador do Projecto e Caritas Diocesana de Lisboa. Durante dois meses esta equipa desenvolveu a plataforma que permite partilhar, informar, mobilizar a comunidade, bem como gerir os pedidos de ajuda das Instituições e a atribuição de fundos segundo os critérios definidos em regulamento.

Estando o site e a aplicação online, as Instituições Socio-Caritativas de Lisboa podem desde já candidatar-se ao fundo monetário o que lhes permitirá apoiar mais pessoas e famílias em situação de crise.

O Secretariado do Projecto está também a funcionar na Caritas Diocesana de Lisboa com o apoio de voluntários, (às segundas e quartas feiras de tarde através da irmã Maria Teresa Fonseca) disponível ao Público para esclarecer dúvidas e questões sobre a iniciativa e candidaturas ao fundo monetário.

Outras iniciativas estão previstas ao longo do ano para dinamização do Projecto e mobilização de toda a Comunidade porque o esforço organizado e partilhado é muito mais eficaz e eficiente.

Organizar, cooperar, distribuir, trabalhar em unidade são o mote da Igreja Solidária, expressos na plataforma de comunicação online, porque o momento assim o exige.

Lisboa, 9 de Setembro de 2009

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue